(17-09-09, Frankfurt, Alemanha) - Se a Mercedes-Benz contou com a presença de Lewis Hamilton para apresentar o novo SLS AMG, a Ferrari não fez por menos e levou ao Salão de Frankfurt o heptacampeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher, para mostrar aos jornalistas o sucessor do F430 Modena, a 458 Italia.
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, fez as introduções ao carro, agradeceu aos parceiros envolvidos em seu desenvolvimento e chamou Schumacher para abrilhantar a festa. Se em qualquer lugar do mundo o ex-piloto tem um tremendo cartaz, por aqui ele é um semideus. Talvez por isso o Ferrari não tenha atraído tanto a atenção quanto o SLS AMG, o novo Asa-de-Gaivota, alemão da gema.
O nome 458 Italia é uma homenagem ao país de origem da Ferrari, ao tamanho do motor (4,5-litros) e ao número de cilindros (8 em “V” a 90º, em alumínio). Todo em alumínio, ele gera 570 cv a 9.000 rpm e 540 Nm a 6.000 rpm, o que o coloca como um dos Ferrari mais fortes da história. Isso com o auxílio de injeção direta de gasolina e de um novíssimo câmbio de dupla embreagem com sete marchas, sistemas que ajudarão a marca a reduzir seus índices de consumo e de emissões. Não que isso seja uma prioridade em carros de alta performance, mas a legislação européia promete punir quem não melhorar esses índices.
Em termos de estilo, o carro foi desenhado pela Pininfarina e traz um estilo futurista, que pode não agradar a fãs mais tradicionais. Apesar de o motor continuar à vista, como em todos os Ferrari de motor central modernos, o carro foge do tradicional com suas três saídas de escape, um arranjo exótico, mas muito bacana.
O Ferrari 458 Italia tem 4,53 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,21 m de altura e um entreeixos de 2,65 m. Seu peso a seco é de 1.380 kg. Melhor seria termos seu peso em ordem de marcha, para poder ter um cálculo mais preciso da relação peso/potência, mas a Ferrari a divulga com base no peso a seco. E ela é de 2,42 kg/cv, algo que permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 s e atingir a velocidade máxima de 325 km/h. A tração, traseira, é auxiliada por um peso maior na parte de trás do carro: 58% do peso, contra 42% na dianteira. As rodas do 458 Italia são de aro 20”, com pneus 235/35 ZR 20 na frente e 295/35 ZR20 atrás.
O 458 Italia também se mostra bem superior aos antecessores em termos de dinâmica. Agora, uma mesma central eletrônica controla seu diferencial eletrônico, o E-Diff, e o F1-Trac, o que permite acelerações longitudinais, em saídas de curva, muito mais eficientes. Um ABS de alta performance e pré-acionamento dos freios, que diminui o tempo de frenagem, também tornaram a distância de frenagem de 100 km/h a 0 bastante respeitável: 32,5 m.
O mistério sobre as vendas do novo carro continua, mas é possível que as entregas comecem no início de 2010.
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